Subscribe Us

header ads

E do outro lado do Atlântico?

Por Paulo Martins
Brasília, Brasil - 19/06/2020 às 19:16


Uma das regiões mais afetadas pelo Coronavírus e que por tempos foi motivo de comoção e preocupação mundial, a Europa tem um motivo hoje para crer em dias melhores, além da decadente curva da doença mundial: o futebol retorna nas principais ligas do mundo. Paralelo ao futebol brasileiro, que retornou ontem, com solitária partida entre Bangu e Flamengo pelo Carioca, te deixaremos a par das ligas maiores do mundo:



• França e Holanda (Ligue 1 e Eredivisie)

   A polêmica da temporada cabe a estas duas ligas, onde em seus países tinham situações menos difícil que nas demais ligas que citaremos. Ainda assim, as respectivas federações decidiram por encerrar as temporadas, com uma dor de cabeça pela frente quanto aos rebaixados e classificados para as copas europeias das próximas temporadas.
   A maior polêmica veio por parte da federação francesa, que declarou o Paris Saint-Germain, líder quando da paralisação, como campeão da temporada, algo que rendeu todas as críticas possíveis dentro e fora da França, alegando uma jogada financeira a favor do clube mais rico do país. A federação holandesa não declarou um campeão, o Ajax e o AZ Alkmaar eram os líderes com 56 pontos - vantagem para o Ajax no saldo de gols. No confronto direto, a equipe de Alkmaar venceu em casa e em Amsterdã.



• Espanha (La Liga)

   La Liga retorna sem muita surpresas, mas com uma bela disputa na ponta da tabela. Barcelona e Real Madrid vinham de dois pontos de diferença quando do retorno da liga. Messi, de novo visual, vem fazendo seu trabalho frente a adversários até então fracos, ainda que os culés tenham deixado pontos ao empatar em 0-0 com o Sevilla hoje; enquanto o clube merengue, sem grande estrelismo, vem fazendo o básico, com notória liderança de campo de Sergio Ramos. No momento estamos na trigésima rodada e o Barcelona tem uma partida a mais que o Real Madrid, que no domingo, às 17 horas, vai a San Sebastián enfrentar uma das sensações desta temporada. 
   A sensação é a Real Sociedad, que conta com o brasileiro William José no elenco (sendo seu principal jogador). A equipe ocupa a sexta posição, e no momento tem vaga para a próxima edição da Europa League. Você deve estar perguntando: "e o Atlético de Madrid?" Pois, o Atleti, além da Real Sociedad, também tem o quinto colocado Getafe proximamente, mas por hora ocupa a quarta posição, o que lhe rende uma vaga na Champions League. 



• Inglaterra (Premier League)

   O futebol na terra da rainha retorna repleta de homenagens e memórias aos heróis do sistema de saúde pública do país, além do movimento Black Lives Matter ("Vidas Negras Importam", realçado após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, um movimento mundial, também relevado pelo futebol inglês). Com o Liverpool praticamente campeão, e com campanha fantástica, a briga é para a garantir um posto na Champions e na Europa League: Manchester City* e Leicester brigam pela segunda posição, quase garantidos. Os próximos postos são objeto de desejo para Chelsea, Manchester United, as sensações Sheffield United e Wolverhampton, Tottenham e Arsenal: estes estão na ordem de 4° a 9°, com raio de oito pontos de distância. Algumas equipes com menos de 40 pontos (Burnley e Crystal Palace - 37, Everton e Southampton - 35 e Newcastle - 34) são aspirantes secundários, ainda que não se possa descartar nenhum desses.



• Portugal (Primeira Liga)

   Não há quem afirme com certeza quem será o campeão em Portugal. Não pela rigidez na disputa, mas sim pela inconsistência no futebol de Porto e Benfica, os líderes, rigorosamente empatados com 64 pontos cada (a vantagem dos dragões é nos confrontos diretos contra os encarnados, com duas vitórias). A briga pelos postos restantes é igualmente irregular, com Sporting, Braga, Famalicão, Rio Ave e Vitória de Guimarães sendo os mais próximos a lograr uma vaga em competição europeia.



• Alemanha (Bundesliga)

   A primeira liga europeia a retornar claramente seria a primeira a ter um campeão. E pra surpresa de absolutamente ninguém, o Bayern de Munique prolonga sua soberania na pátria germânica por mais um ano. Fora esta "surpresa", além da classificação do Borussia Dortmund; Red Bull Leipzig, Borussia Mönchengladbach e Bayer Leverkusen lutam pelas duas últimas vagas alemãs na Champions League (os três clubes têm garantidos vaga pelo menos na Europa League). Para lograr o último posto na Europa League, Wolfsburg, Hoffenheim, Freiburg e Eintracht Frankfurt estão no páreo.



• Itália (Serie A)

   Na Copa, finalizada anteontem, com o Napoli como campeão, nos pênaltis contra a Juventus, se aguarda o retorno do país mais afetado pelo vírus no continente. Data-se para amanhã o seu retorno. Mais uma vez, promete-se um confronto picante entre a líder Juventus e o desafiante da vez que é a Lazio. Tirando a Inter de Milão que tem sua vaga europeia praticamente assegurada, a maioria das equipes tem chances de conquistar as três vagas restantes nas duas competições continentais: uma na Champions e outras duas na Europa League.



• Copas continentais

   Segundo divulgou o canal italiano Sky Sports, a UEFA decidiu sediar os jogos finais da Liga dos Campeões em Lisboa, principalmente no Estádio da Luz (pertencente ao Benfica), com chance do José Alvalade (do Sporting) receber jogos restantes das oitavas de final. Todos os jogos tem datas definidas, segundo o portal, entre 7 e 23 de agosto, a portões fechados. A partir das quartas, as chaves se decidirão em jogo único. As finais seguintes que seriam em Istambul e São Petersburgo foram atribuídas às temporadas seguintes. A Europa League será jogada em quatro cidades alemãs. Não há previsão quanto à Eurocopa.



 * A sanção imposta ao Manchester City pela UEFA, por irregularidades financeiras, retira o clube das próximas duas edições a partir da próxima temporada. O clube pretende recorrer da decisão.